Data-Driven Roadmap: 📈63% de crescimento em Ativação

Vou compartilhar com você como ajudei um cliente da consultoria ProductGrowth a aumentar 63% a Taxa de Ativação e 69% a Taxa de Retenção de seu aplicativo.

Data-Driven Roadmap: 📈63% de crescimento em Ativação

Hey colega de produto, você tem o desafio de aumentar a ativação ou retenção de seu produto?

Vou compartilhar com você como ajudei um cliente da consultoria ProductGrowth a aumentar 63% a Taxa de Ativação e 69% a Taxa de Retenção de seu aplicativo e como você pode utilizar as mesmas técnicas para criar um Roadmap de Ativação e Retenção com hipóteses evidenciadas por dados, um Data-Driven Roadmap.

Roadmap é uma aposta

Construir um Roadmap é fazer várias apostas. Mas você só saberá realmente se ganhou ou perdeu depois que cada aposta foi para produção, depois que o Teste A/B foi vencedor (se não foi invalidado) e depois que o rollout foi feito para todos os usuários. Muitas vezes quando temos o resultado, já é muito tarde para correr atrás da meta do trimestre.

Neste período entre o roadmap aprovado e conseguir medir o impacto, meu sentimento sempre foi de ansiedade e desconfiança se tomei as decisões certas, a famigerada síndrome do impostor.

Data-Driven Roadmap

Não é porque estamos apostando que precisamos dar tiros nos escuro. Para aumentar as chances impacto, precisamos conseguir descobrir e priorizar as hipóteses mais fortes e com o maior potencial impacto.

Por isso comecei a utilizar um mix de Métricas Piratas, Árvore de Decisão, Análise de Dados e Metodologia Científica para criar roadmaps com hipóteses evidenciadas por dados, aumentando muito as chances de impacto.

Antes do Data-Driven Roadmap

Criar um roadmap era difícil e demorado. Eram tantas ideias que não sabia por onde começar. O impacto e priorização eram no chutômetro. Eu sentia que estava dando um tiro no escuro, não tinha controle sobre as métricas e era difícil mostrar resultado pros stakeholders.

Depois do Data-Driven Roadmap

Depois que descobri uma forma replicável de criar Data-Driven Roadmaps, em minutos encontro oportunidades e problemas que valem a pena serem resolvidos. Priorizo as hipóteses medindo impacto através de dados comportamentais dos usuários. Me sinto no controle das métricas e o impacto é visto por todos stakeholders.

Além disso é muito prazeroso acompanhar semana a semana as métricas crescendo por boas decisões que tomamos semanas antes ao construir o roadmap.

Como construo Data-Driven Roadmaps

Para construir meus roadmaps, utilizo 5 passos:

1. Definição dos Goals

Para isso utilizo as Métricas Piratas. O valor da meta, em vez de tirar um número da cartola, me baseio no impacto das oportunidades encontradas nas próximas etapas. Assim definimos uma meta mais realista e baseada em dados e não chutômetro.

  • Aumentar a Ativação em X%
  • Aumentar a Retenção em Y%

2. Descobrindo os Outcomes

Outcomes são comportamentos dos usuário que impactam no Goal.

Para isso utilizo Jobs-to-be-done e Gestão Comportamental de Produto para identificar quais são estes comportamentos que precisamos ajudar e estimular os usuários a realizarem para atingirmos nossos objetivos.

3. Mapeamento de Oportunidades

Nesta etapa analisamos os dados comportamentais de uso do produto para encontrar oportunidades de melhoria, assim conseguimos calcular qual o impacto daquela oportunidade na Ativação e Retenção.

Também é o momento onde identificamos o que precisa ser medido no produto para encontrarmos novas oportunidades no futuro.

4. Diagnóstico das Oportunidades

Escolhemos as etapas com o maior impacto e realizamos um diagnóstico comportamental em cada uma delas, identificando os problemas que levam usuários a não se ativarem ou abandonarem o produto.

5. Levantamento de Hipóteses

Com base no Diagnóstico de Oportunidades, levantamos hipóteses de como podemos solucionar os problemas encontrados e priorizamos o roadmap..

Como você pode construir seu Data-Driven Roadmap

Se você quer criar um Roadmap de Ativação e Retenção, sem dor de cabeça e com confiança de que colherá bons resultados após o delivery, estou iniciando minha mentoria para ajudar Product Managers a criarem seu Data-Driven Roadmap de Ativação e Retenção.

Este mês abri apenas 7 vagas para a versão beta com 43% de desconto.

Na mentoria vou trabalhar com você e mais uma pessoa convidada do seu time para criarmos juntos o Roadmap de Ativação e Retenção para você iniciar 2022 confiante do crescimento de seu produto digital.

A mentoria é para você?

Se você é responsável por criar o roadmap de Ativação e Retenção de seu produto digital, sim, a mentoria é para você.

Pode ficar tranquilo, na nossa primeira call faremos um diagnóstico geral, se mesmo com estes critérios, descobrirmos que não é para você, devolvo 100% do valor pago 😉.

As vagas são limitadas, agende agora sua mentoria:

Tem alguma dúvida?

Me responda este e-mail, ou me chama no WhatsApp [31 99697 5408] que que esclareço para você 👊🏻

Atenciosamente,

Guima Ferreira. Product Growth Strategist & Researcher at ProductGrowth.ai